terça-feira, 14 de julho de 2015

nafta

 
O NAFTA é o “North American Free Trade Agreement”, ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio.
    O bloco econômico formado por Estados Unidos, México e Canadá (América do Norte) em 1992 tem como objetivo facilitar as transações econômicas entre esses países, assim como, abolir as taxações sobre a circulação de mercadorias e produtos.
    A criação de blocos como este que visa facilitar o intercâmbio econômico entre os países vem se tornando comum desde a década de 90. Um exemplo bem sucedido de bloco econômico é o caso da União Européia (UE) formada por Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Suécia e Reino Unido.
    A diferença entre ambos é que o NAFTA  não visa à integração total entre seus países membros como na UE onde as pessoas nascidas em qualquer dos países membros são consideradas “cidadãos da União Européia” podendo trafegar e estabelecer residência em qualquer um dos outros países sem nenhuma restrição, além de adotar um sistema bancário e financeiro comuns.
    O NAFTA visa apenas à criação de uma área de livre comércio  entre esses países o que restringiria a atuação do bloco ao setor comercial. Mesmo a criação dessa área de comércio livre ainda não foi concluída. Embora o NAFTA tenha posto fim às barreiras alfandegárias entre os três países e criado regras e proteção comerciais em comum, além de padrões e leis financeiras iguais para EUA, Canadá e México, ainda não são todas as mercadorias que receberam redução de tarifas. Isso se deve à insegurança que os três países ainda têm em relação a algumas conseqüências do tratado.
    A população do México, o menos desenvolvido economicamente dos três países, teme que a consolidação do NAFTA gere desemprego entre a população devido à automação das indústrias locais que contam ainda com pouca tecnologia, se comparada às dos EUA e Canadá. Outro temor da população mexicana se refere à possibilidade de falência das indústrias locais que não poderiam concorrer, com as bem maiores, indústrias norte-americanas.
    Nos EUA e no Canadá também há receio quanto ao aumento do desemprego. Nestes países, teme-se que as indústrias se transfiram para o México em busca de mão-de-obra mais barata.
   Contudo, o NAFTA apresenta um grande potencial desde que o Canadá e EUA não “engulam” a economia mexicana
. Juntos os três países respondem por um mercado
de cerca de 380 milhões de pessoas.
 
 
     
 
 
 
 Alunas:Ana Clara,Eliana,Juliana,Raissa & Vitoria Dares.
 
 
 
 

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Surgimento do Continente Norte-Americano



Introdução 

Situada no hemisfério norte, o continente Norte-Americano é formado por três países: México, Estados Unidos da América e Canadá. Localiza-se também na América do Norte o território da Groelândia, que pertence à Dinamarca. 


Características Gerais

A América do norte limita-se ao sul com a América Central, ao norte com o Oceano Glacial Ártico, ao leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Oceano Pacífico. Abrange uma extensão territorial de vinte e três milhões e meio de quilômetros quadrados. A população estimada para junho de 2007 é de 520 milhões de habitantes, sendo que os Estados Unidos são o país mais populoso da América do Norte. Em termos de população, a América do Norte é o quarto continente mais populoso do mundo.


História 

Antes da colonização europeia na América do Norte, a região era habitada somente por nações indígenas. Porém, no século XVI, a América do Norte começou a ser colonizada por espanhóis, franceses e ingleses. Os espanhóis concentraram-se na região do atual México, pois ali viviam os astecas. Os espanhóis dominaram e exploraram este povo, tomando suas terras e ouro. A região do Canadá e Estados Unidos foi colonizada a partir do século XVI por franceses e ingleses, principalmente puritanos, que estavam sendo perseguidos na Europa por questões religiosas.


Língua e religião

No México a língua oficial é o espanhol, em função da colonização que recebeu. Os Estados Unidos possui a língua inglesa como oficial. Já no Canadá a população fala a língua francesa e inglesa.
A religião de maior presença na América Norte é o cristianismo. No México, a maioria da população é católica. No Canadá e nos Estados Unidos, o protestantismo é maioria, porém com boa representação do catolicismo. Em função de ter recebido imigrantes de várias regiões do mundo, principalmente no final do século XIX e começo do XX, outras religiões estados presentes em território dos Estados Unidos. Encontramos neste país muitos seguidores do judaísmo, islamismo, mormonismo, budismo, entre outras.


Economia da América do Norte

Do ponto de vista econômico, os Estados Unidos é o país mais rico e desenvolvido da região. Possui um parque industrial muito desenvolvido, mão-de-obra qualificada e grande produção de produtos manufaturados (automóveis, eletrônicos, equipamentos de informática, automóveis, máquinas etc). Os Estados Unidos também se destaca na produção agrícola e de petróleo.

Porém, é no Canadá que encontramos uma situação de melhor qualidade de vida e melhor distribuição da renda. 

Já o México pode ser considerado um país em processo de desenvolvimento econômico, pois sua economia está em crescimento, embora gradual, desde a década de 1990.

Estes três países fazem parte do NAFTA, um bloco econômico criado para aumentar o comércio entre os países norte-americanos, derrubando barreiras alfandegárias.


Clima, fauna, relevo e vegetação da América do Norte

A vegetação e o clima desta extensa região é diversificado. Podemos encontrar, no território do continente norte-americano, quase todos os climas do mundo. No norte do Canadá encontramos o clima polar, com temperatura que podem atingir até 30 graus negativos. Já na região da Califórnia (EUA) o clima é mediterrâneo. Enquanto que no México, temos o clima tropical e equatorial predominando em quase todo território.

No norte da América do Norte, principalmente na região do Alasca, encontramos a vegetação de tundra. Já na Flórida (EUA), desenvolve-se uma paisagem subtropical. 

Do ponto de vista de relevo, podemos destacar o conjunto de montanhas a oeste do continente, conhecido como Montanhas Rochosas. Já na costa leste, destaca-se a cordilheira dos Montes Apalaches. Na planície central do continente, encontramos dois rios muito importantes: Mississipi e Missouri.

No tocante à fauna norte-americana, podemos citar os principais animais que vivem neste continente: bisão, águia, castor, condor, urso polar (extremo norte), urso marrom, coiote, alce, crocodilo, lobo, lince e peru selvagem.


Trabalho Feito por = Isaque Rafael Nery Dos Santos